Alimentação dos Animais

Olá... Seja bem vindo ao blog!

Venha aprender com a gente, e tirar suas dúvidas.



Som animal !

Animais Carnívoros

         São aqueles indivíduos que se alimentam predominantemente de carne. A palavra carnívoro significa comedor de carne, do latim carne + vorare (devorar). Os carnívoros, numa cadeia alimentar ocupam o 3º nível trófico ou o consumidor de segunda ordem (consumidor secundário) em diante. São considerados predadores, já que removem indivíduos da população, ao capturá-los para este fim.
       Tais animais se alimentam de herbívoros, mas podem também ter como fonte nutricional indivíduos com esse mesmo hábito. Assim, podem ser consumidores secundários, no primeiro caso, ou terciários em diante, nos outros casos.
Esses animais não precisam ingerir grandes quantidades de alimentos, pois a carne é um alimento rico em nutrientes. Assim, a digestão é mais rápida e, por isso têm um intestino mais curto.
        Adaptações, como dentes que permitem morder a presa e rasgar sua carne, são essenciais para que exerçam este papel ecológico. Garras e bicos afiados, em caso de algumas aves, facilitam esse mesmo processo; e mandíbulas de determinadas serpentes têm capacidade de se alargar e deslocar a fim de que o alimento seja engolido. Olfato e audição bem desenvolvidos facilitam a localização do alimento.